Alho, especiaria que todos conhecem e usam como tempero ou com funções de remédio natural.
O conceito positivo do alho é unânime. Em muitas culturas, durante anos e anos, seu poder foi cultuado e valorizado.
O alho, natural da Ásia, foi utilizado desde a antiguidade como remédio. Suas propriedades antimicrobianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea já eram valorizados na Idade Média.
Para todas as culturas, seja a indiana, a egípcia, a grega, a hebraica, a russa ou a chinesa, o alho era um elemento quase tão importante quanto o sal.
Estudiosos concluíram ao longo do tempo que tem ótimo valor nutricional, possuindo vitaminas A, B2, B6, C, aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo) e compostos biologicamente ativos como a alicina (conforme demonstrou pesquisa recente da EMBRAPA).
Também se atribui ao alho a capacidade de prevenir resfriados e outras doenças infecciosas.
Segundo especialistas, ele pode, inclusive exterminar bactérias resistentes a antibióticos, pelo menos o que foi demonstrando em testes de laboratórios.

Estudos realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) buscaram demonstrar que as espécies brasileiras deste ingrediente são ainda mais potentes que as chinesas. Pesquisadores da Embrapa e Universidade de Brasília (UnB) comprovaram que um composto ativo do alho nas espécies brasileiras, chamado alicina, pode reduzir o colesterol e diminuir os riscos de infarto agudo no miocárdio.

Nos casos genéricos e como “remédio caseiro”, a dose média aconselhável por especialistas é de, aproximadamente, duas cabeças de alho por dia… Não mais.
Há quem descasque e corte, miudinho, as duas cabeças de alho, junte mel e coma, à colherada, em jejum…

É possível juntar alho à maioria das refeições, de modo a obter a dose recomendada.
Características Químicas: o valor alimentar de 100g de alho tem água, 69,8g; proteínas, 4,4g; gordura 0,2g; vitamina B2, 0,03mg; ácido nicotínico, 0,9mg; vitamina C, 3mg; cálcio, 5mg; fósforo, 44mg; ferro, 0,4mg; potássio, 130mg; sódio 8,7mg; magnésio, 8,3mg; e cloro, 35mg.