O alho-poró é uma planta muito antiga, utilizada pelos egípcios, gregos, romanos e muito popular no País de Gales. É uma planta do mesmo gênero da cebola e do alho. Pode ser consumida tanto crua quanto cozida. Sua parte branca, mais suave, é consumida com variações nas preparações da culinária japonesa e francesa. As folhas verdes também podem ser utilizadas para temperar sopas. O alho-poró é considerado uma planta anual, mas é cultivado todo bimestre, sempre em solo bem preparado, fértil, fofo, irrigado diariamente e recebendo muita luz solar.

A planta pode ser conhecida como alho-macho, alho-poró, alho-porró, alho-porrô, poró, porro, porró, porrô, porro-bravo e porro-hortense.

Meia xícara de alho-poro contém somente 15 calorias, com grande quantidade de vitamina C, fibras, minerais e cálcio.

Como eu planto, armazeno e uso a especiaria Alho-Poró:

Como eu planto

A primeira etapa para o plantio do alho-poró é adubar a terra com fertilizantes, em solo úmido e bem drenado. Quando for semear, escolha o lugar certo em seu jardim. O alho-poró precisa receber muita luz, e ser irrigado uma vez por dia, no período da manhã ou no fim do dia. Ele se adapta a temperaturas entre 5ºC e 35ºC. A germinação acontecerá nos próximos 8 dias e quando a planta estiver um talo comprido e rústico, medindo aproximadamente 4 x 21 cm, é o momento de ser retirada.

Como eu uso

Sanduíche não tem receita, sempre vejo o que tenho na geladeira e tento criar algo interessante. Essa semana inventei um sanduíche de salmão com alho-poró no pão ciabatta e ficou delicioso.
Temperei com azeite de oliva e sal um copo de iogurte natural desnatado. Acrescentei duas colheres de queijo ricota e passei no pão ciabatta, cortado na horizontal. Fiz uma camada fina com 4 fatias de salmão defumado e logo por cima ½ talo de alho- poró cortado em rodelas finas e 6 tomates cerejas. Finalizei com folhas de alface americana fresquinhas, um fio de azeite de oliva, uma pitada de sal e fechei o sanduíche.

Como eu armazeno

Quando for comprar prefira os mais finos, que são mais macios, e escolha os que têm a mesma proporção de parte verde e branca. Elimine as folhas externas e mais duras. O alho-poró pode ser conservado na geladeira envolvido em um saco plástico, próprio para alimentos, ou em saco de papel por 3-4 dias. As sementes de alho-poró tem validade curta. Aconselho armazená-las em latas fechadas e lugar fresco.

Fonte: Armazém das Especiarias