O Bife de Chorizo é um corte argentino, hoje também muito apreciado pelos brasileiros, tirado da peça que conhecemos como Contrafilé.

São postas grossas, pesando cerca de 450g cada uma, e sua receita é bastante simples. O fator mais importante dela, para que o bife esteja realmente saboroso e macio ao ser servido, é nunca deixar a carne grelhar além do ponto. Quanto à maneira de temperar, usamos apenas sal grosso antes de leva-la à grelha. Depois pode-se escolher entre vários tipos de acompanhamentos para complementar o tempero no próprio prato conforme o gosto de cada um. Vamos à receita.

Ingredientes:

>1 bife de chorizo (Corte transversal do contrafilé com cerca de 3,5 cm de espessura e pesando aproximadamente 450g)

> Sal grosso

Modo de Preparar:

O bife de chorizo tem de ser cortado de uma peça de contrafilé com boa apresentação, cobertura uniforme de gordura e totalmente descongelada. Corte as postas e tempere-as com o sal grosso espalhado em ambos os lados. Na hora de assar leve à grelha pré-aquecida a uma distância de 25 cm do braseiro forte e deixe durante 8 minutos de cada lado. Vire uma única vez. Existem restaurantes que apresentam o bife de chorizo em cortes diferentes, maiores ou menores. Há também várias maneiras de servir o bife de chorizo, uma vez que ele foi grelhado apenas com sal grosso. Pode-se servi-lo acompanhado de alho triturado e frito, molho chimichurri, regado com um generoso fio de azeite de oliva extra virgem, ou ainda pincelado, enquanto está na grelha, com um galhinho de tomilho mergulhado em manteiga derretida misturada com suco de limão.

Bom apetite!