A especiaria  louro é filha do loureiro, uma árvore com origens no Mediterrâneo e que pode alcançar 20 metros de altura. Suas folhas são vistosas, coriáceas (textura semelhante ao couro)  e com odor característico, indicadas para uso na culinária.  O seu fruto quando maduro tem cor negra e dá origem ao óleo de louro,  com aplicação medicinal.  Além disso, a sua madeira é de excelente qualidade.
Na Grécia Antiga as coroas confeccionadas com ramos de louro eram o símbolo da vitória para os atletas e heróis nacionais.  Esse costume também foi herdado em Roma na época dos Césares.
Como erva para culinária pode ser seca ou fresca.  As folhas frescas são amargas e de aroma intenso.  Além de condimentar pratos mais picantes, o louro pode ser fervido no leite para aromatizar cremes e pudins.
Por apresentar muitos nutrientes importantes em sua composição, o louro auxilia na prevenção de várias doenças. Entre esses nutrientes estão o potássio, o cálcio, os hidratos de carbono, a fibra, o fósforo, o magnésio, o ácido fólico, as vitaminas B6 e C,
As folhas do louro são usadas no  preparo de vários pratos como feijão, sopas e carnes, grelhadas ou guisadas. Mas lembre-se de tirar as folhas antes de servir! Em geral, seja qual for o prato, uma simples folha de louro é suficiente.
O louro harmoniza  muito bem com limão e funcho. Esta combinação pode ser usada, por exemplo, ao rechear a cavidade de um peixe para assar;
Especiarias inteiras e algumas ervas  como folhas de louro liberam seu sabor e aroma mais lentamente, por isso são utilizados no início do cozimento.

Em  casas que trabalham com produtos naturais são comercializados paus de louro seco para espetos. Os grelhados de carne adquirem um sabor delicioso..

Aprenda a receita do chá de folhas de louro
1.Ferva uma xícara de água; 2.Apague o fogo e acrescente uma folha de louro; 3.Tampe e deixe em infusão por 10 minutos; 4.Tire a folha de louro e beba o chá antes das refeições para ajudar na digestão.

Benefícios do chá de folhas de louro

Ajuda na digestão, pois aumenta as secreções digestivas e estimula os movimentos peristálticos. Facilita o trabalho dos rins ajudando na eliminação de líquidos. Atua como expectorante em casos de gripe, resfriado e bronquite.  Alivia as dores articulares e musculares causadas por artrites e reumatismos em idosos. Ajuda a quem quer emagrecer de forma saudável.  Auxilia a regular o ciclo e o fluxo menstrual. ‘’E bom parceiro no combate o estresse e a ansiedade, pois é uma planta classificada como relaxante.

O louro pode  ser, inclusive,  usado como repelente natural.  Coloque uma folha de louro nos recipientes do arroz, farinha, feijão e nunca mais terá aqueles famosos bichos que estragam os alimentos.