A pimenta malagueta é da família Capsicum frutescens que também inclui as espécies pimenta-caiena e pimenta-tabasco. É uma das pimentas mais conhecidas pelos brasileiros, que a consomem principalmente em conserva.  A malagueta é originária da Bacia Amazônica. Além de ser bastante produzida no Brasil, é também cultivada em Portugal, África e Ásia.  Os primeiros europeus a entraram em contato com essa iguaria foram os tripulantes que acompanhavam Cristovão Colombo em sua expedição. O nome malagueta era anteriormente dado para a Pimenta da Guiné, que hoje já não é mais usada na cozinha.

Como eu planto 
A pimenta malagueta é uma especiaria cultivada principalmente nos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás.  A temperatura ideal para o plantio de pimenta é em torno de 25 graus e o solo deve ser bem adubado. Para plantar a pimenta em canteiros, você deve usar sementes. Já para fazer sua pimenteira em vasos é preferível que o plantio seja por meio de mudas. A pimenta estará pronta para a colheita 120 dias após o plantio.

Como eu armazeno
Deve-se armazenar a pimenta in natura em um local fresco, reservado do calor da luz solar. A exposição do fruto ao calor pode deixá-lo murcho e causar perda no sabor. Você também pode congelar as pimentas – depois que estiverem limpas, claro.