Planta de folhas compridas verde-acinzentado, de aroma seco e sabor intenso. Pode ser encontrada fresca ou seca. A sálvia guarda sua reputação de “erva da longevidade”, desde os tempos antigos. Para os romanos, era uma erva sagrada. Os egípcios usavam a sálvia para aumentar a fertilidade. O uso medicinal e culinário é muito difundido na Europa e na Ásia.  A infusão de folhas de sálvia ajuda na digestão após as refeições. É recomendada como anti-séptico, para o tratamento de dores de garganta e irritações da pele.

Como eu uso
Uso sálvia para fazer uma super  manteiga. Essa é daquelas que a gente deve ter na geladeira para usar sempre que quiser incrementar uma massa ou para quando chegam visitas inesperadas e você quer dar um up nas torradas do aperitivo. Para fazê-la misturo um tablete de manteiga com sal, uma ou duas colheres de sopa de folhas de sálvia bem picadas, uma colher de sopa de azeite, noz moscada, sal e pimenta do reino gosto. Fica ainda mais fácil quando a manteiga já passou algum tempo fora da geladeira. Tipo de receita que dá para fazer em menos de cinco minutos.

Como eu planto
Na maioria dos casos a sálvia é cultivada a partir de cortes da planta já que raramente produz sementes boas para o plantio. A sálvia cresce facilmente dentro de casa em qualquer tipo de clima. Cultivar a sálvia ao ar livre só é possível num clima úmido e um solo rico e bem drenado. A sálvia cresce bem em vasos grandes, com um pouco de fertilizante. Mas não suporta geada, precisa de muita água e de, pelo menos, duas horas de luz solar indireta.

Como eu armazeno
Folhas frescas devem ser guardadas em saco plástico na geladeira. Folhas moídas ou secas devem ficar em um vidro fechado em lugar escuro. Para secá-las, colha as folhas que já têm mais de um ano de idade. Depois, coloque-as em uma bandeja e no forno a uma temperatura abaixo dos 70°C. O processo está pronto quando as folhas puderem ser facilmente desfeitas em pó com as mãos. Assim, ficaram prontas para o uso por até um ano, desde que guardadas em um pode bem fechado, num local seco e escuro.