Uma alimentação saudável deve sempre incluir alimentos certos e que garantam os valores nutricionais necessários a cada estilo de vida. Mas, é fundamental conseguir receitas que transformem esses alimentos em refeições saborosas, para que comer seja também um prazer. E, quem está pensando em fazer uma dieta para emagrecer, deve ter ainda mais cuidados.

Uma excelente sugestão para quem quer combinar sabor e nutrição saudável é o salmão. As vantagens de incluí-lo na alimentação são imensas, pois, sendo rico em ômega 3, contribui para a proteção do coração, redução do colesterol e combate às triglicérides. Tudo isso num peixe muito saboroso e que pode ser preparado das mais diferentes formas. Grelhado, cozido, assado, e até cru, o salmão combina bem com qualquer ocasião, tendo até lugar entre os pratos sofisticados de qualquer cozinha gourmet. Confira nossas 3 dicas de como preparar uma deliciosa refeição de salmão.

Comece por uma entrada internacional de “Bruschetta de salmão com cream cheese e dill”. Você precisa de: 1 baguete de pão italiano, 150 gramas de salmão defumado, 200 gramas de cream cheese, 1 maço de dill fresco e azeite. Corte a baguete em rodelas e leve 10 minutos ao forno. Retire e passe, em cada pedaço, uma camada de cream chesse e por cima uma fatia do salmão. Decore com dill e regue com um fio de azeite. Cada bruschetta tem cerca de 140 kcal, e por isso é importante que quem esteja tentando emagrecer não ceda à tentação de exagerar nesta entrada.

Indicada para qualquer dieta é mesmo a receita de “Salmão assado”, fácil de preparar, mas sempre gostosa de comer. Confira os ingredientes: 1 kg de salmão,  alho amassado a gosto, salsinha picada, tomate seco picado, sal e azeite. Prepare o tempero na véspera, misturando todos os ingredientes num vidro fechado e guarde na geladeira. Uma hora antes de assar o salmão, faça sulcos no comprimento da peça de peixe e encha com o tempero. Coloque num refratário, cubra com papel laminado e leve ao forno. No final, retire o papel e deixe mais um pouco para corar. Sirva com arroz branco. Os valores nutricionais desta refeição são perfeitos, pois cada 100 g de salmão contam apenas com cerca de 170 Kcal.

Finalmente, se você quer preparar um jantar especial, imitando qualquer cozinha gourmet, experimente nossa sugestão de “Salmão com mangas”. Reserve 600 g de salmão fresco em 4 pedaços, 2 mangas fatiadas, creme de leite light, meia xícara de vinho branco e meia xícara de suco de laranja, 2 colheres (sopa) de azeite, 1 colher (sopa) de cebolinha verde, 1 colher (chá) de mostarda, 2 colheres (chá) de alcaparras e sal. Para preparar: tempere o salmão com um pouco de azeite e sal, e grelhe regando com metade do vinho e do suco de laranja. Passe o restante azeite nas fatias de manga, grelhe na mesma frigideira e retire. Coloque o restante vinho e suco de laranja na frigideira e ferva por 5 minutos, em fogo baixo. Retire e acrescente o creme de leite e a mostarda. Coloque o salmão numa travessa decorando com a manga e regue com o creme. Termine com a cebolinha e alcaparras. Ao experimentar esta delícia, faça conta com cerca de 250 kcal por porção.

Cuide de sua alimentação e viva de forma saudável aproveitando os melhores sabores!